Com a neutralização, a maior parte do grid aproveitou para trocar pneus, enquanto os dois carros da McLaren permaneceram na pista. Na relargada, Piastri e Norris seguiram firmes na frente, abrindo mais de dois segundos de vantagem para Verstappen.
Na volta 16, possíveis infrações sob bandeira amarela envolvendo Albon, Bortoleto e Stroll foram registradas, mas nenhuma delas virou investigação. Piastri e Norris continuavam ampliando a diferença, mantendo mais de sete segundos sobre Verstappen.
Pit stops viram o jogo e colocam Verstappen na liderança
Por conta do limite de 25 voltas por jogo de pneus imposto pela Pirelli, a McLaren precisou chamar seus pilotos. Piastri parou na volta 25 e retornou pouco à frente de Fernando Alonso, escapando de um possível “trem de DRS”. Norris trocou pneus na volta seguinte, voltando logo atrás do companheiro. Com isso, Verstappen assumiu a liderança pela primeira vez, seguido por Sainz e Antonelli.
Stroll acabou punido em cinco segundos por exceder a velocidade no pitlane.
Na volta 30, Piastri abriu a asa e conseguiu superar Antonelli para retomar a terceira posição. Norris também diminuía a distância para o jovem piloto da Mercedes. Na volta 33, Verstappen fez seu pit stop e retornou com pneus duros, assim como Sainz e Antonelli. Bortoleto optou pelos compostos macios, apostando numa tática mais agressiva.
Nos boxes da Haas, um problema deixou o carro de Oliver Bearman suspenso, impedindo a saída imediata. O episódio rendeu um “Stop and Go” de 10 segundos, e o piloto acabou recolhido à garagem.
Em seguida, Norris errou e quase perdeu o carro, permitindo que Piastri abrisse mais vantagem e que Verstappen encurtasse a distância para o líder do campeonato. O australiano também teve um leve deslize depois, mas sem prejuízo maior.
Verstappen vence com autoridade no Catar
Na volta 43, Verstappen já estava no alcance do DRS de Norris. A McLaren decidiu então antecipar a parada de Piastri, que voltou em terceiro após uma parada excepcional de 1s8. Norris trocou seus pneus duas voltas depois, retornando atrás de Sainz e Antonelli.
Fernando Alonso rodou na volta 45, perdeu posições para Hadjar e Russell, mas conseguiu permanecer na pista. Norris, por sua vez, seguia colado em Antonelli e, depois de intensa disputa, conseguiu ultrapassá-lo apenas na última volta. Bortoleto ganhou colocação quando Stroll cumpriu a punição.
Faltando duas voltas para o fim, o pneu de Hadjar estourou, derrubando o francês para o fim do pelotão. Bortoleto herdou mais uma posição e subiu para 13º.
Na ponta, Verstappen administrava com folga mais de dez segundos sobre Piastri, garantindo uma vitória tranquila, enquanto Carlos Sainz completou o pódio.