Palmeiras perde jogo decisivo e Flamengo se torna campeão da Libertadores

Vitória torna Flamengo o primeiro clube tetracampeão do campeonato; prefeitura do Rio monta esquema para chegada e festa da torcida com o elenco na cidade

30 nov, 2025
Filipe Luís, técnico do Flango, segurando a taça da Libertadores | Reprodução/Rodrigo Valle/Getty Images Embed
Filipe Luís, técnico do Flango, segurando a taça da Libertadores | Reprodução/Rodrigo Valle/Getty Images Embed

No último sábado (29) aconteceu a final da Conmebol Libertadores no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Em disputa pelo título no exterior, a torcida de dois clubes brasileiros ocupou o ginásio: Palmeiras e Flamengo.

Em uma partida emocionante e com arbitragem polêmica, o rubro-negro carioca venceu a partida por 1 a 0. Com isso, o elenco comandado pelo técnico Filipe Luís se torna o primeiro a obter quatro taças do campeonato.

Melhores momentos

O primeiro tempo transcorreu com estilo de jogo cuidadoso de ambas as equipes, marcado por erros na defesa e disputa física acirrada. O Verdão conseguiu neutralizar as principais virtudes ofensivas do adversário, mantendo a marcação ajustada e impedindo que Arrascaeta e Pedro encontrassem espaços. A equipe dificultou o avanço rubro-negro, levando a partida empatada por 0 a 0 para o intervalo.

Aos 22 minutos do segundo tempo, Danilo subiu mais alto que a marcação para aproveitar escanteio cobrado por Arrascaeta, e de cabeça, driblou o goleiro palmeirense Carlos Miguel e marcou o único gol da partida.

Com vantagem no placar, o Flamengo recuou, controlou a posse e resistiu à pressão final do Palmeiras, que lutou até o último minuto, mas falhou em converter as chances, incluindo uma grande oportunidade nos acréscimos desperdiçada pelo atacante Vitor Roque.

A vitória fez com que o Flamengo se tornasse o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. Os times brasileiros que mais venceram o torneio são Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio, com três títulos cada.


Filipe Luís comemora título da Libertadores com a torcida rubro-negra (Vídeo: reprodução/YouTube/Flamengo TV)


Arbitragem polêmica

A partida foi comandada pelo árbitro argentino Dario Herrera e gerou polêmica quanto à sua atuação. Diversos comentaristas esportivos questionaram um dos lances mais polêmicos do confronto.

Por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, em um momento onde o jogo estava parado para cobrança de falta, o volante Erick Pulgar chutou a canela do zagueiro Bruno Fuchs. O juiz estava próximo do ocorrido, contudo, somente aplicou como punição um cartão amarelo para o atleta rubro-negro. O atleta do Palmeiras necessitou de atendimento médico.

Embora exaltem a partida em favor do Flamengo, diversos jornalistas destacaram que Pulgar deveria ter sido expulso da partida. Mauro César, jornalista e torcedor rubro-negro assumido, não escondeu sua indignação com a passividade da arbitragem no lance em questão. Em suas redes sociais, destacou que o árbitro deveria ter aplicado o cartão vermelho.

Benjamin Back, apresentador do Arena SBT, parabenizou o time carioca, alegando que este se colocou melhor em campo do que o alviverde paulista. Contudo, também chamou a atenção para o lance de Pulgar e a ausência de expulsão.

Após a partida, o jornalista Mauto Beting, da TNT Sports, destacou de forma incisiva que o lance foi claro para cartão vermelho: “Com bola rolando, eu até admito discussão. Com a bola parada, é expulsão, porque é agressão!”


Cometário de Mauro Beting sobre lance de Erick Pulgar (Vídeo: reprodução/YouTube/Cortes TNT Sports)


Pronunciamento de Leila

Após a derrota, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, se pronunciou sobre o ocorrido. Em suas redes sociais, ela disse estar calma, porém triste com o resultado.

Apesar do resultado, Leila parabenizou toda a equipe do alviverde pela campanha: “O que me machuca me deixa mais forte. Avanti Palestra.”

Chegada no Rio

O elenco rubro-negro desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo (30) no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. De lá, a equipe segue em um trio elétrico rumo ao centro da cidade. As principais ruas do local, Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, foram interditadas para a passagem da equipe.

Segundo o portal da Prefeitura do Rio, o público estimado é de 500 mil torcedores. A CET-Rio informa que as interdições começam às 5h deste domingo (30) e têm liberação prevista para às 16h.

Pós-Libertadores

Com o encerramento da Libertadores, ambas as equipes agora voltam sua atenção para o fim do Campeonato Brasileiro. Flamengo encara o Ceará na próxima quarta-feira (03) e o Mirassol no próximo domingo (07).

Já o Palmeiras enfrenta o Ceará no domingo (07) na Arena Castelão pela última rodada do torneio.

Mais notícias